terça-feira, 3 de dezembro de 2013

 Paralelo do texto de Leila Britto, Fabiane Vieira e Telma Ferraz sobre Abordagem dos Gêneros Textuais e Minha Infância.

        O texto mostra a necessidade da utilização dos diversos tipos de gêneros textuais no desenvolvimento linguístico dos alunos, preocupação frequente dos professores, haja vista sua importância não só na comunicação do indivíduo como na construção de sua cidadania.
              Estes gêneros textuais podem ser apresentados a criança pelos familiares mesmo antes de chegar na escola, através de objetos de seu cotidiano, como por exemplo minha mãe fazia quando eu estava sendo alfabetizada, me mostrando letras em encartes de mercados, lojas, farmácias, etc. e me ensinando a formar as sílabas.  
               Os gêneros textuais são grandes ferramentas para o desenvolvimento na produção oral e escrita dos alunos, através de seu contato com eles nas diversas situações de comunicação da vida cotidiana, os indivíduos exercitam sua competência linguística de falante, ouvinte e produtor de enunciados.
                  Concluimos assim que a diversidade textual na escola pode facilitar a construção dos conhecimentos sobre as práticas de linguagem na sociedade, cabendo a escola adequar as atividades com diferentes gêneros para os alunos analisarem a fim de perceber as características de cada um. 

Danielle C. L. M. da Costa

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário