Características:
- A
criança sabe que a escrita é uma forma de representação;
- Podem usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;
- Não compreende que a escrita é a representação da fala;
- Organiza as letras em quantidade (mínimo e máximo de letras para ler);
- Vai direto para o significado, sem passar para sonora;
- Variação de letras
- Ela relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).
- Podem usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;
- Não compreende que a escrita é a representação da fala;
- Organiza as letras em quantidade (mínimo e máximo de letras para ler);
- Vai direto para o significado, sem passar para sonora;
- Variação de letras
- Ela relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).
Atividades:
- Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes;
- Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois, o de cada colega, para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;
- Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos;
- Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória, boliche, bingo etc.);
- Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o confronto dos nomes;
- Confeccione junto a eles gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras);
- Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras do universo dos alunos, tais como rótulos de produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas etc.);
- Após desenvolver esse trabalho em sala de aula, aplique essas sugestões durante a sondagem.
- Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes;
- Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois, o de cada colega, para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;
- Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos;
- Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória, boliche, bingo etc.);
- Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o confronto dos nomes;
- Confeccione junto a eles gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras);
- Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras do universo dos alunos, tais como rótulos de produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas etc.);
- Após desenvolver esse trabalho em sala de aula, aplique essas sugestões durante a sondagem.
Jussara Silene Herculano
Nenhum comentário:
Postar um comentário